segunda-feira, 5 de maio de 2008

É hoje: Ciranda de Pedra


O romance da Lygia F. Telles é tão bom que merece uma segunda adaptação. A primeira foi em 1981, com a eterna Lucélia Santos no lugar da protagonista Virginia . Depois de uma participação em alma gêmea, vamos ver se a novata Tammy di Calafiori consegue dar conta do papel que foi de Lucélia. Já Ana Paula Arósio será Laura, antes vivida por Eva Wilma.

A Eutanásia (de Laura) e a homossexualidade de Letícia (Mônica Torres em 1981 e Paola Oliveira em 2008) ficará de fora tendo em vista o horário das seis.

Sobre a origem do romance e o nome a própria Lygia explicou: "Eu ia andando por uma rua muito elegante daqui de São Paulo e vi uma casa sendo demolida. Eu me lembro que a casa tinha um jardim lindo e uma escada de mármore. A casa já estava sem a parede da frente, exposta. Fiquei muito comovida com aquela imagem e pensei comigo: aqui nesta casa gente amou, viveu, dançou e chorou. Aí, percebi uma fonte débil, com água ainda jorrando. Em volta dela, havia pequenos anões de jardim, que estavam de mãos dadas, em uma ciranda que fechava a fonte. Pensei em uma jovem querendo entrar nessa ciranda de pedra e não conseguindo. Foi assim que nasceu a Virgínia". E os anões, por sua vez: Otávia, Bruna, Letícia, Afonso e Conrado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, como a Lygia é meiga! Nem parece que escreveu todos aqueles livros que já li. Bjs, Mari.