terça-feira, 19 de agosto de 2008

Lorca


Aos 19 dias de agosto de 1936 (há exatos 102 anos) era fuzilado pelas tropas do General Francisco Franco o poeta e dramaturgo Federico Garcia Lorca.

Lorca começou escrendo poemas carregados de 'cor local' e logo fez uso da sua arte para propagar ideais socialistas.

Durante a estada nos Estados Unidos, sua poesia ganhou um caráter surrealista, sempre criticando os governos capitalistas e todo e qualquer tipo de opressão.

No teatro atinge a maestria com a última peça da triologia de dramas folclóricos A Casa de Bernarda Alba, escrita cerca de 30 dias antes da sua morte e encenada somente no ano de 1964.

A peça narra em três atos a vida dentro de uma casa onde 5 mulheres são controladas pela mãe opressora que as mantém prisioneiras por oito anos com a justificativa de cumprir luto pela morte do segundo marido de Bernarda.

Ao mesmo tempo, o espanhol colocou em discussão as relações de poder no Estado e na instituição família, além de traçar um perfil feminino que perdurou séculos.

A Casa de Bernarda Alba ganhou diversas montagens no Brasil. Em Porto Alegre, a última foi um espetáculo de dança (A Casa) ganhador do prêmio Açorianos: melhor cenografia, trilha sonora e espetáculo de dança 2007.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse é só pra saber né? hehehehhe

Anônimo disse...

Momento histórico!