sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Tudo pelo maldito IBOPE


Nesta semana a novela A Favorita deixou milhares de noveleiros em polvorosa. Mesmo aqueles que não estavam acompanhando viram chamadas atípicas durante a programação da TV Globo: "Flora ou Donatela? Quem será a assassina? Descubra hoje em A Favorita!!"

Foram exibidas cenas dignas de último capítulo no meio da trama. A morte de Marcelo Fontini (pai da mocinha Lara) até então parecia um mistério em segundo plano, que seria revelado muito mais tarde. Porém, João Emanuel Carneiro decidiu (precisou? foi forçado? quis levantar o IBOPE?) revelar a culpada do assassinato com direito a arma na cara, briga, cavalinhos de pau... e mais uma morte.

A atitude do autor dividiu opiniões porque, de fato, era necessário dar uma melhorada na trama, mas também não precisava exagerar!

Um dramaturgo sabe que se há um mistério, devem ser criados indícios, pistas que aos poucos são dadas aos telespectadores. Assim como acontece nos romances policiais.

E, no caso de Flora (Patrícia Pillar), até então não havia nada que apontasse para ela como a vilã, quanto menos uma assassina psicopata.

Ao contrário, tudo apontava para Donatela (Cláudia Raia): " Uma perua legítima, nariz em pé e jeito exagerado de falar e gesticular.- Figurino tão espalhatoso quanto ela: muito brilho, jóias e luxo.- Morena, cabelos sedosos e bem cuidados- Pisa duro e parece estar pronta para passar por cima de quem atravessar seu caminho." (blog Noveleiros -click RBS)

Para não deixar o público mais perdido, João Emanuel está colocando pistas em flashback: cenas de Flora na prisão mostrando seu mau-caráter, por exemplo.

Mas, que graça?

Terminem a novela de uma vez e que venha Glória Perez!

3 comentários:

Anônimo disse...

Apoiada!
Mas a Glória Perez também não dá.

Anônimo disse...

Enquanto A Favorita está no ar, eu tomo banho, faço a minha jantinha e preparo-me para assisitir Pantanl. Uma novela belíssima, com atores talentosos e paisagens cinematográficas.

Anônimo disse...

Caríssimos,desculpem-me o meu erro ortográfico. Onde está escrito "Pantanl" leia-se PANTANAL.