segunda-feira, 14 de julho de 2008

Primeira Missa: até dia 27 no Margs


Acho que foi na quinta série, para minha alegria e para tristeza de meus pais, fui pela primeira vez com minha mãe comprar a lista de livros didáticos exigidos pelo colégio. De todos eles, um de capa amarela foi logo meu preferido: História do Brasil. Não sei se pela beleza da capa (um amontoado de índios, padres e imagens da natureza) ou se pela quantidade de gravuras, mas lembro que aquele livro eu não jogava embaixo da cama como os outros.

Foi nele que vi pela primeira vez o famoso quadro de Victor Meirelles, com seus índios, padres, cores... E o tema: Descobrimento do Brasil. Só hoje entendo como era difícil pra mim compreender aquilo tudo que eu fingia saber, decorando datas e nomes importantes. Só hoje entendo a importância que aquela pintura impressa no livro de história teve para meu aprendizado.

Fico imaginando se tivesse tido a oportunidade de visitar a exposição A Primeira Missa no Brasil – O renascimento de uma pintura que fica no Margs até o dia 27 de julho. Se aquela imagenzinha no livro foi responsável por tudo que eu sabia sobre o descobrimento do Brasil, o que teria me proporcionado vê-la em seus 3,35 metros de altura por 4,22 de comprimento?

Fiquei realmente fascinada. E como se não bastasse, ainda se pode acompanhar a história do quarto processo de restauração deste quadro que viajou da França para o Brasil e do Brasil para os Estados Unidos e voltou mofado e furado por causa da água que entrou no navio.


mais: www.margs.rs.gov.br

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, a magnitude do quadro deixa qualquer um sem fôlego.

Anônimo disse...

Eu lembro deste quadro no meu livro de literatura. Bem na parte da Carta do Descobrimento, do Caminha.

Anônimo disse...

Cinematográfico!

Anônimo disse...

Eu fiquei bastante impressionada com o trabalho de restauração da tela. Que trabalheira, mas o final vale a pena! A tela é linda!