segunda-feira, 7 de julho de 2008

Saudosismo de pais para filhos


A Editora Globo lançou recentemente O Maravilhoso Livro das Meninas, uma versão feminina de O Livro Perigoso para Garotos (Galera-Record).


Enquanto o primeiro traz uma série de ensinamentos "úteis" para as meninas (como costurar, bordar e cozinhar), o segundo é um divertido almanaque para pestinhas, com capítulos que ensinam a fabricar arco-e-flecha, aviões de papel, estilingue...


Os livros são bons, bem escritos, informativos... seduzem qualquer pai que não aguenta mais ver os filhos pendurados no celular ou agarrados no video-game.

Aliás, este é, dizem os autores, o maior objetivo deles: fazer com que as crianças recuperem a inocência das brincadeiras antigas, fujam da ditadura tecnológica.

E aí, foi preciso retroceder à epoca em que meninas só vestiam cor-de-rosa e meninos só vestiam azul.


Ambos foram adaptados para o Brasil, substituindo informações históricas e literárias. No Maravilhoso Livro das Meninas, por exemplo, encontramos a história de mulheres como Chiquinha Gonzaga a Leila Diniz, de Anita Garibaldi a Maria Bonita. Todas fortes, revolucionárias, que lutaram por uma condição melhor para as mulheres.


Elas não iriam gostar nada de saber que estão citadas neste quase mini-manual-da-dona-de-casa.



IGGULDEN, Conn & IGGULDEN, Hal . O livro perigoso para garotos. Record, 2008.

DAVIDSON, Rosemary & VINE, Sarah. O maravilhoso livro das meninas. Globo, 2008.

3 comentários:

Anônimo disse...

Que livro machista! Sem mais palavras...

Anônimo disse...

É isso aí. A minha mina costura todas as minhas meias graças ao curso de cotye & costura que ela fez quando ainda era guria. Eu dei sorte, huaehuaehuae!

Anônimo disse...

Este assunto é tão polêmico que ninguém quer comentar, hehehe