segunda-feira, 16 de junho de 2008

Museu Iberê Camargo e o não convite a conhecê-lo


Avenida Beira-rio, bem na curva do estaleiro, rumo à Zona Sul, à beira do Guaíba. Este foi o local escolhido para erguer os três andares de concreto branco que hoje se transformaram no maior museu de Porto Alegre.


Uma homenagem ao pintor expressionista de maior prestigio no Rio Grande do Sul que não admitia descaso como obras de arte, dizendo que suas telas não tinham guarda-chuva (para se protejer das goteiras de outros museus).


Pena que este o estilo Bunker do museu tenha dado uma aparência tão pouco convidativa. Aliás, muito feia.


Pena que os idealizadores do projeto (que demorou seis anos para ser concluído) não tenham pensado nos visitantes que moram perto dali e não têm ao menos calçada para chegar até o museu.


Uma pena que tenham pensado tanto no estacionamento (pago, é claro) e não tenham pensado numa parada de ônibus (a mais próxima fica a umas duas quadras) e tampouco numa faixa de segurança para pedestres (lembrando que a instalação está construída exatamente em uma curva!).


Guy de Mapassant, Alexandre Dumas e outros intelectuais fizeram um manifesto contra a torre Eiffel, alegando que o lugar mais bonito da torre era lá dentro, da onde não era possível enxergá-la. Qualquer semelhança com este museu, não é mera coincidência.


8 comentários:

Anônimo disse...

Pior, que coisa bem feia!

Anônimo disse...

Posso até ser rotulado de "ingnorante", mas que prédio feio esse! Parece o bunker do filme "A queda"! A arquitetura moderna é esdrúxula! Viva os rococós e os barrocos do mundo!

Anônimo disse...

Não adianta. O que há de mais bonito nesta avenida continua sendo o Gigante da Beira-Rio! Em segundo lugar, com louvores, a quadra da Imperadores do Samba!

Anônimo disse...

Eu até que achei o prédio bonitinho. Uma pena o Café ter ficado lá embaixo, onde só se consegue ver os carros passando. Dica: o capuccino com lascas de chocolate belga é maravilhoso.

Agora eu postei certinho! Beijos!

Anônimo disse...

O pôr-do-sol mais lindo do mundo não precisva de um prédio assim às suas margens. Já basta o Beira-Rio por aqueles lados, huaehuaehuaehuae!

Anônimo disse...

muito EN-GRA-ÇA-DI-NHA!!!

Anônimo disse...

é que não dava para perder a piada, huaehuaehuaehuae

Anônimo disse...

Concordo com o Cassiano.
Tb concordo com a Lu.
E claro,concordo com o texto

Prédio feio mesmo e pouco convidativo.oyzqykc